A diferença entre preço e valor?

A diferença entre preço e valor?

2019-11-23

O preço e o valor são, à primeira vista e sem grande atenção, a mesma coisa. Mas não são.
Valor é a apreciação feita pelo indivíduo da importância de um bem, com base na utilidade e limitação relativa da riqueza, e considerando a possibilidade da sua troca por quantidade maior ou menor de outros bens. Este pode ser expresso pela equação Valor=Benefícios/Preço ou Valor=Benefícios recebidos/Expectativas.
Já o preço é o valor monetário que algo vale. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado têm um preço que se traduz na quantia monetária que o comprador ou o cliente tem de pagar para efectivar a operação.
Ou seja, quando nos focamos no valor temos a perspectiva de ganhar algo em troca do que estamos disponíveis para dar enquanto que se nos focamos no preço estamos focado em ter a solução possível de acordo com um montante de dinheiro. Esta ‘pequena’ diferença revela a visão que temos.
As pessoas ou organizações focadas no valor têm uma perspectiva de médio/longo-prazo, querem e procuram soluções que lhes vão trazer elevado retorno e investem no conhecimento, na qualidade, em respostas sustentáveis. Sabem o caminho que vão seguir e querem ter valor para aumentarem o seu valor. Procuram, desta forma, garantir um posicionamento cada vez melhor no mercado onde estão inseridas e com uma imagem junto dos seus clientes com um valor (uma cotação de mercado) cada vez maior e melhor. O preço, uma componente em discussão numa negociação, é relegado para segundo plano. Pessoas ou organizações focadas no preço têm uma visão de curto-prazo, preocupadas com a tesouraria e em simplesmente cumprir requisitos/obrigações e poder dizer ‘está feito’. O impacto ou retorno que daí possa vir é relegado para segundo plano. 14% dos consumidores, segundo Jay Conrad Levinson, o ‘pai’ do marketing de guerrilha, decidem as suas compras baseando-se exclusivamente no preço.
Convém recordar que definir o seu valor e o valor que quer ter/atingir bem como o que valoriza a sua cadeia de valor, com destaque para os seus clientes (actuais ou potenciais) é o primeiro passo para modelar e estruturar a sua organização.
Assim sendo pergunto-lhe, está focado no preço ou no valor? Os seus clientes valorizam-no ou precificam-no? E o que faz aos seus fornecedores? Como quer ser visto? Qual o caminho que quer seguir?
Lembre-se que o hoje é o amanhã sobre o qual se preocupou ontem e que “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje” – Dale Carnegie, por isso aceite o desafio
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