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Programa Lean @ Serviços (Corporate)

Analisar e melhorar processos de produção numa empresa. A fim de identificar e eliminar desperdícios num processo, reduzir tempos de espera, optimizar a utilização de recursos e melhorar a qualidade do produto final.

Porquê da sua implementação?

A forma mais simples de mudar de paradigma é por as pessoas a conhecer e a pensar sobre os seus processos. Assim é também nos serviços e os serviços têm um peso cada vez maior. Seja autonomamente numa empresa de serviços seja na indústria (conhecidos como indirectos) onde assumem preponderância no processo e no negócio. É, por isso, fulcral que toda a equipa esteja alinhada e capacitada, recorrendo a métodos e ferramentas lean, em que um sistema ou serviço é realizado do princípio ao fim e onde a empresa pode comprometer-se a entregar um sistema, serviço ou projeto que funciona totalmente.

É hora de transformar os resultados da sua empresa

Para quem é o Programa?

Áreas directas:

Ex: Produção, Logistica, Manutenção…

Áreas indirectas / Corporativas:

Ex: Contabilidade e finanças, centros e departamentos de serviços, RH…

Para quê implementar?

  • Para melhorar o processo de criação de valor, construir uma nova cultura e criar fluxo e eficiência de modo a otimizar e maximizar o crescimento do negócio através do desenvolvimento ágil de serviços/produtos, introduzindo inovação e abrindo condições para a sustentabilidade ESG e a excelência também em marketing e vendas. 
  • Para capacitar as pessoas e ter pessoas pensantes e actuantes sobre a empresa dentro da empresa.

Os 7 passos para implementar

  • PT1 -Enquadramento Lean e Lean Office

O primeiro passo é realizar um uma oficina de treino em formato de workshop conference no qual se apresentam os princípios fundamentais da filosofia Lean, a sua história e origem, ferramentas base e roteiros de implementação. No mesmo ambiente far-se-á o enquadramento para lean nos serviços, a sua aplicação, contraiedades/dificuldades e benefícios.

  • PT2 – Estrutura de 5 pontos

No passo dois é apresentada e discutida com a equipa a estrutura de 5 pontos.

Daqui começa a sair um plano de trabalho que já tem o cunho da equipa.

Nesta fase definir-se-á a visão e as oportunidades, o ROI e os resultados pretendidos alcançar.

  • PT3 – Registo de Tempos & OEE 

Aqui a equipa vai aprender a olhar, observar e ver através do registo dos seus próprios tempos e como actuar sobre o mesmo numa visão dia/semana/mês.

Conceitos como 3 mudas, 8 desperdícios, 5S, Heijinhka, Fluxo de processo, Gestão visual (no PC e no espaço físico), Comunicação, Prod. Reuniões Eficientes ou A3 / PDCA começam aqui a ter o seu espaço e serão abordados num treino com a equipa.

Para o sucesso deste ponto haverá (poderá haver outros mas estes são mandatórios):

  • Uma oficina de treino prático OEE com os conceitos referidos
  • PT4 – Aprender a observar os problemas

Uma análise do fluxo de valor é fundamental para se ver e actuar com eficiência num processo.

Nesta construção identificar-se-ão contra-medidas rápidas para atingir resultados e benefícios financeiros com baixo investimento pelo mapa custo-benefício e matriz GUT

Para o sucesso deste ponto haverá (poderá haver outros mas estes são mandatórios):

  • Uma oficina de treino prático VSM
  • PT5 – Lean & OKR

Embora Lean e OKR sejam diferentes podem ser utilizados em conjunto ao combinar as duas estruturas as empresas podem criar uma abordagem mais racionalizada e orientada para objectivos para alcançar o sucesso.

Para o sucesso deste ponto haverá (Poderá haver outros mas estes são mandatórios):

  • Uma oficina de treino prático OKR de desenho e definição dos elementos e indicadores-chave para o acompanhamento e gestão do projecto
  • Conhecer os OKR e a sua implementação e articulá-la com Lean para tornar mais fácil a introdução de uma cultura de longo-prazo (estratégia) sem desfoque no curto prazo (tática)
  • PT6 – Gestão Visual: Quadros Lean, Sala de Guerra

O sexto passo é implementar Gestão Visual através de Quadros Lean e da Sala de Guerra com recurso a ferramentas de gestão visual. É pretendido ter um seguimento dos resultados obtidos de forma ágil e rápida para se poder intervir em consonância.

Para o sucesso deste ponto haverá (Poderá haver outros mas estes são mandatórios):

  • Uma oficina de treino prático A3 para a definição dos princípios de Gestão de Projetos Lean.
  • Uma oficina de treino prático de construção de quadros lean
  • Uma oficina de treino prático de construção de uma sala de guerra
  • PT7 – Benchmark e Networking interno

Benchmarking e Networking são importantes para uma organização, pois permitem avaliar o desempenho dos seus sistemas e processos, identificar oportunidades de melhoria e garantir que os departamentos/equipas/pessoas a trabalhar em rede possam comunicar efectivamente entre si para optimizar o fluxo de trabalho e de valor e a colaboração entre os funcionários.

Neste passo cada equipa apresentará aos colegas o seu trabalho e convidá-los-á a discuti-lo.

  • Avaliação

O passo final é uma oficina de treino prático de Avaliação para uma revisão do desempenho e discussão dos resultados alcançados (e não alcançados). Daqui sairá uma contribuição para o desenho da visão que a empresa pretende para o seu fluxo de valor.

Como implementar o seu plano?

O Programa de Lean @ Serviços [Corporate] está estruturado para acontecer durante:

6 semanas, conforme dimensão da empresa, objectivos definidos e número de equipas.

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