Ex: Produção, Logistica, Manutenção…
Ex: Contabilidade e finanças, centros e departamentos de serviços, RH…
O primeiro passo é realizar um uma oficina de treino em formato de workshop conference no qual se apresentam os princípios fundamentais da filosofia Lean, a sua história e origem, ferramentas base e roteiros de implementação. No mesmo ambiente far-se-á o enquadramento para lean nos serviços, a sua aplicação, contraiedades/dificuldades e benefícios.
No passo dois é apresentada e discutida com a equipa a estrutura de 5 pontos.
Daqui começa a sair um plano de trabalho que já tem o cunho da equipa.
Nesta fase definir-se-á a visão e as oportunidades, o ROI e os resultados pretendidos alcançar.
Aqui a equipa vai aprender a olhar, observar e ver através do registo dos seus próprios tempos e como actuar sobre o mesmo numa visão dia/semana/mês.
Conceitos como 3 mudas, 8 desperdícios, 5S, Heijinhka, Fluxo de processo, Gestão visual (no PC e no espaço físico), Comunicação, Prod. Reuniões Eficientes ou A3 / PDCA começam aqui a ter o seu espaço e serão abordados num treino com a equipa.
Para o sucesso deste ponto haverá (poderá haver outros mas estes são mandatórios):
Uma análise do fluxo de valor é fundamental para se ver e actuar com eficiência num processo.
Nesta construção identificar-se-ão contra-medidas rápidas para atingir resultados e benefícios financeiros com baixo investimento pelo mapa custo-benefício e matriz GUT
Para o sucesso deste ponto haverá (poderá haver outros mas estes são mandatórios):
Embora Lean e OKR sejam diferentes podem ser utilizados em conjunto ao combinar as duas estruturas as empresas podem criar uma abordagem mais racionalizada e orientada para objectivos para alcançar o sucesso.
Para o sucesso deste ponto haverá (Poderá haver outros mas estes são mandatórios):
O sexto passo é implementar Gestão Visual através de Quadros Lean e da Sala de Guerra com recurso a ferramentas de gestão visual. É pretendido ter um seguimento dos resultados obtidos de forma ágil e rápida para se poder intervir em consonância.
Para o sucesso deste ponto haverá (Poderá haver outros mas estes são mandatórios):
Benchmarking e Networking são importantes para uma organização, pois permitem avaliar o desempenho dos seus sistemas e processos, identificar oportunidades de melhoria e garantir que os departamentos/equipas/pessoas a trabalhar em rede possam comunicar efectivamente entre si para optimizar o fluxo de trabalho e de valor e a colaboração entre os funcionários.
Neste passo cada equipa apresentará aos colegas o seu trabalho e convidá-los-á a discuti-lo.
O passo final é uma oficina de treino prático de Avaliação para uma revisão do desempenho e discussão dos resultados alcançados (e não alcançados). Daqui sairá uma contribuição para o desenho da visão que a empresa pretende para o seu fluxo de valor.
O Programa de Lean @ Serviços [Corporate] está estruturado para acontecer durante:
6 semanas, conforme dimensão da empresa, objectivos definidos e número de equipas.
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A Melhor Consultoria de Aveiro com foco na Aplicação da Metodologia Lean e uso de ferramentas de crescimento e controlo de gestão que permitem aumento de produtividade e rentabilidade na Melhoria de Processos.
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