Lippizaner

Lippizaner

2019-11-11

Desenvolvido exclusivamente pela monarquia dos Habsburgo no século XVI para seu uso em tempos de guerra e paz, o Lipizzaner é o verdadeiro cavalo da realeza. É uma raça de cavalo que surgiu do cruzamento de éguas nativas mestiças de napolitanos e berberes com 5 garanhões Andaluzes seleccionados e importados de Andaluzia na Espanha além de cruzamentos com Garanhões Árabes. Existem somente cerca de 3.000 exemplares maioritariamente na Áustria e são conhecidos pela sua velocidade, destreza, força e beleza.
Eles nascem pretos ou castanhos escuros e, mais ou menos aos seis anos de idade, o pelo começa a mudar de cor. Na fase adulta os Lipizzaner têm a pelagem branca. Então, se um cavalo tiver algum toque de preto nos pelos ele é mais novo do que um totalmente branco. Como tudo na vida esta raça também tem excepção: às vezes acontece um cavalo crescer e continuar com a tonalidade escura.
Ao conhecer um pouco mais sobre esta raça equídea não pude deixar de traçar o paralelismo que existe com a gestão de operações e a excelência operacional. O desafio não reside somente no melhor plano e na experimentação (tentativa e erro) ou na implementação do plano, (que como neste caso pode ser morosa). Ser capaz de atingir um resultado que supere a expectativa e depois manter e preservar, até aprimorar, o mesmo é que é verdadeiramente nível de excelência.
Ou seja, até é fácil ter o melhor plano de acção e executá-lo magistralmente, mas manter, sistematizar, padronizar e melhorar é que é difícil de conseguir e, desta forma, distinguir a nossa das demais companhias. É por isto que há, nos diversos sectores, empresas que se tornam referência.
Uso o exemplo desta raça para, uma vez mais, reforçar a importância do médio/longo-prazo quando pretendemos atingir a excelência operacional de forma consistente e construir uma nova organização. É um trabalho em equipa que precisa de sonho, liderança e do compromisso de todos sabendo que os resultados podem surgir não imediatamente. A persistência supera a adversidade da espera e dá-nos o majestoso cavalo branco que tanto ambicionámos.
Está disponível para atingir o seu Lippizaner branco?
Lembre-se que o hoje é o amanhã sobre o qual se preocupou ontem e que “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje” – Dale Carnegie, por isso aceite o desafio
Start, Go, Walk, Run, Drive... LEAN
Até daqui a duas semanas

Ver todas

Últimas

Contactos


Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Nº 49, 1º Dto, 3800-192 Aveiro, Portugal

234 351 145