Lean activity - A futura nova realidade

Lean activity - A futura nova realidade

2020-05-04

Lean activity - A futura nova realidade

As cadeias de abastecimento ou colapsaram ou tiveram uma brutal redução pela paragem de fornecedores e a ausência de clientes. De repente vimos, in loco, a dificuldade de adaptação a uma nova realidade e temos tido e vivido uma situação extrema daquelas que são, normalmente, o pior cenário em qualquer simulação ou plano.
O tempo que vivemos mostrou-nos a dureza de num par de semanas termos de converter uma empresa ou um negócio. A liderança foi puxada ao extremo, a necessidade de resposta foi (e é) uma constante. Foi (e é) preciso ter trabalho remoto a partir de casa, converter equipas, reorganizar turnos, restruturar processos e layouts.
Hoje, num tempo de grande incerteza quanto ao amanhã urge, acima de tudo, preservar a essência da empresa e do negócio para, passada esta tempestade, ressurgir vigorosamente apto para abraçar e vencer os desafios vindouros. Para depois da crise estar mais robusto. (neste ponto permita-me sugerir consultar https://rm.com.pt/lapis-azul onde consegue ter a resposta e a ajuda que precisa)
Temos agora o tempo de olhar para o futuro e torná-lo melhor, como costumo dizer é o tempo de estarmos à frente do futuro, de nos prepararmos pois o hoje é o amanhã sobre o qual nos preocupámos ontem.
Podemos (re)definir o nosso plano de negócio, os nossos processos, formar as nossas equipas, pensar nos nossos layouts. Tudo isto, claro está, num mundo virtual e à distância mas ainda assim possível. E para isso há soluções ao nosso alcance.
Além dos novos serviços de suporte que agora há, e temos, além da formação e dos seminários/webinares digitais que se encontram disponíveis para si e para a sua equipa agora é também possível usar e simular o futuro da sua empresa.
Uma ferramenta interessante são as dinâmicas da Lean Activity. A formação e a aprendizagem podem ser divertidas e a Lean Activity faculta dinâmicas de gamificação extremamente apelativas que se traduzem numa consistente transferência de conhecimento. Sei do que falo por as conhecer de perto e não podia deixar de as recomendar.
Através do jogo, da ludificação ou ‘gamificação’, na tradução feita à letra de gamification, temos a oportunidade de envolver a equipa, (para já em versão digital e depois numa versão tradicional), na simulação de cenários altamente competitivos e eficientes e, desta forma, preparar o nosso ingresso mais forte na nova e futura realidade. (saiba mais em https://rm.com.pt/ultimas/lean-activity-the-lean-game-shop)
Reforço que o hoje é o amanhã sobre o qual se preocupou ontem e que “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje” – Dale Carnegie, por isso aceite o desafio
Start, Go, Walk, Run, Drive...

Artigo integrante do VIDA ECONÓMICA de 2020.04.30. Edição no link: https://vidaeconomica-especial.pt/down/ED_VE_1831_30_04_2020.pdf?utm_source=Newsletter&utm_medium=Landing%20Page&utm_campaign=Download_Jornal_7

Ver todas

Últimas

Contactos


T. Rua Comandante Rocha e Cunha, Nº 4, 3800-136 Aveiro, Portugal

234 351 145