In certeza – o embrulho e a prenda

In certeza – o embrulho e a prenda

2021-04-12

In certeza – o embrulho e a prenda

Para todos sempre foi verdade que não conseguíamos prever o futuro. Podemos condicioná-lo e reduzir a incerteza que lhe é indissociável. Mas voltou a navegar-se à vista, batemos de frente contra uma pandemia e os níveis de incerteza subiram de forma acentuada. Podemos inverter a situação de forma imediata? Naturalmente não. Mas então não houve ou há nada que possamos fazer? Sim há, podemos actuar de dentro para fora. Como?
Todos sabemos que é mais fácil decidir e actuar com um plano bem definido e com a “casa arrumada”. Temos que criar as condições para, tendo que tomar decisões, o possamos fazer de forma célere e com o menor impacto negativo possível na nossa organização (ou até estarmos aptos a identificar uma oportunidade e agarrá-la). A resposta passa por reduzir o grau de incerteza nas (e das) empresas de forma a potenciá-las através da excelência operacional.
É preciso, num primeiro acto, uma análise profunda, pragmática e fria da actual situação operacional, contabilística e financeira da empresa para a tornar capaz de superar os presentes constrangimentos. Usando o LÁPIS AZUL (www.rm.com.pt/lapis-azul) é possível afastar o acessório, o dispensável e focar prima facie no essencial.
Essa operação focar-se-á na essência do negócio e da operação. Será definido o plano de acção e acompanhado posteriormente o processo de implementação que garanta o aumento de eficiência e eficácia. Ter-se-á que maximizar o trinómio PPP (Pessoas, Processos e Propósito) através da implementação de metodologias e ferramentas de melhoria contínua sustentável para aumentar a rentabilidade do seu negócio, aumentando a margem operacional e reduzindo o peso dos custos operacionais.
Tal só terá sucesso se suportado por pessoas qualificadas e preparadas -, com uma visão externa sem estar condicionada pela realidade interna da empresa – que vão permitir obter, de uma forma objectiva e independente, a possibilidade de identificar problemas, necessidades, preocupações ou objectivos pretendidos, analisar esses problemas, encontrar soluções e, por fim, suportar a implementação dessas soluções.
É um trabalho duro que tem que ser feito agora para se colherem os seus frutos no médio-prazo e assim se poder voltar a navegar em mar aberto depois de passar a borrasca. É o momento de conjugar um embrulho glamoroso com uma prenda requintada e rica. Vamos voltar a entrar num caminho com mais certeza pois vamos nós construí-lo. Quando quer começar?
Este é o momento para robustecer e para poder crescer. Parafraseando Jack Welsh “veja a mudança como uma oportunidade de crescimento”.
Recorde que o hoje é o amanhã para o qual se preparou ontem e que ‘quando nos preparamos para a mudança e tornamos essa a nossa forma de ser e estar tudo se torna mais fácil. Isto é estar à frente do futuro.’, por isso aceite o desafio
Start, Go, Walk, Run, Drive...

Ver todas

Últimas

Aveiro


T. Rua Comandante Rocha e Cunha, Nº 4, 3800-136 Aveiro, Portugal

(+351) 234 351 145

Lisboa


Rua Cidade de Bolama Nº 38J - 1D, 1800-079 Lisboa, Portugal

(+351) 211 931 647