Excelência Operacional é essencial na gestão e nos negócios?

Excelência Operacional é essencial na gestão e nos negócios?

2019-11-25

Por que é que a Excelência Operacional é essencial na gestão e nos negócios? (e como alcançá-la?)
Hoje uma parte essencial da gestão de um negócio está em alcançar a Excelência Operacional dos processos executados porque gestão e negócios existem, essencialmente, para responder aos pedidos dos clientes utilizando a mão-de-obra de colaboradores e ambos (clientes e colaboradores) estão cada vez mais exigentes.
De uma forma geral a Excelência Operacional direcciona a gestão dos processos a fim de entregar um serviço ou produto que não apenas satisfaça e fidelize o cliente, mas também, seja uma referência para o mercado e as pessoas afectadas pelo negócio.
Podemos ainda acrescentar que é essencial para qualquer gestão ou negócio nos dias actuais? Se responder ‘não’ talvez não esteja errado. Contudo o objectivo aqui é tentar esclarecer de forma simples e clara porque é que a Excelência Operacional é parte vital da gestão de processos e como é possível alcançá-la pois os benefícios são claros. O desafio está em realizar, ou seja, tornar real a Excelência Operacional.
Actualmente, por uma questão de sobrevivência e estratégia de competitividade no mercado, a Excelência Operacional tornou-se essencial nas organizações uma vez que direcciona todas as Pessoas e Processos para unir esforços em prol da Produtividade e Qualidade visando satisfazer (ou superar) as expectativas do cliente com Excelência.
Na verdade esta é a batalha diária do mundo corporativo. Guerra esta onde a Excelência é, simultaneamente, defesa e ataque. Esta visão sobre Excelência como defesa e ataque é de um especialista em Excelência, Tom Peters.
Tom Peters afirma que “empresas reconhecidas como excelentes não acreditam em Excelência mas sim em aprendizagem constante e aperfeiçoamento contínuo”. Subscrevo integralmente esta posição e reparo que Peters acrescenta categoricamente que “as empresas excelentes de amanhã valorizarão a impermanência e prosperarão no caos.”
Mas como ter Excelência Operacional no caos na gestão e nos negócios? No mundo da Gestão e dos Negócios a Excelência Operacional tornou-se um pré-requisito obrigatório e o farol das melhores práticas e da melhoria contínua dos processos. O desafio é portanto saber como alcançar a Excelência. Para a indústria, o Sistema Toyota de Produção que ficou ‘conhecido’ no ocidente por Lean é uma referência de Excelência Operacional para a gestão industrial e uma excelente história para ilustrar como alcançar Excelência na gestão e nos negócios. Porém, para um leitor fora da indústria talvez toda esta sequência e história de como alcançar a Excelência Operacional tendo como referência a Toyota seja algo apenas para indústria tornando-se redutor.
Neste ponto ouse pensar em contra-ciclo. Quer saber como alcançar a Excelência na gestão e nos negócios? Bom, não pense no cliente em primeiro lugar.
Não, não é ironia, é isso mesmo. A sua Estratégia de Excelência Operacional deve começar no pensar nas pessoas que agregam valor ao seu negócio primeiro e envolve-las. É um grande passo para alcançar Excelência e a sua estratégia tem que passar por aqui. Se pensar no cliente primeiro lembre-se que os seus colaboradores são os seus clientes internos, é através deles que alcançará a Excelência perante os seus clientes.
Também tem o privilégio de ser acompanhado por uma equipa Excelente?
Lembre-se que o hoje é o amanhã sobre o qual se preocupou ontem e que “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje” – Dale Carnegie, por isso aceite o desafio
Start, Go, Walk, Run, Drive... LEAN
Até daqui a duas semanas

Ver todas

Últimas

Contactos


Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Nº 49, 1º Dto, 3800-192 Aveiro, Portugal

234 351 145