Está numa Transformação Lean ou apenas a fazer um projeto Lean?

Está numa Transformação Lean ou apenas a fazer um projeto Lean?

2019-10-22

O caminho trilhado para “criar” o TPS – Toyota Production System traduziu-se numa enorme visibilidade, reconhecimento e notoriedade da TMC – Toyota Motor Corporation. Mas na implementação de hoje do Lean quantas organizações compram a mudança cultural total que o TPS e o Lean realmente exigem?

Frequentemente as empresas implementam um piloto nas suas áreas de fabrico/produção ou outras, (preferencialmente operacionais), para ver se funciona. Se obtiverem bons resultados então treinam alguns funcionários da produção em 5S, 3P, Poke Yoke, os sete desperdícios e todas as outras ferramentas que conhecemos e ficam por aqui.

Normalmente, se bem feito, há redução imediata de custos com a redução de desperdício e, por isso, as ferramentas Lean são expandidas em todo o departamento de produção. A redução de custos torna-se a métrica principal analisada pela gestão/administração. Mas, depois de alguns anos, o fruto de baixa qualidade foi diminuído e o custo de poupança estabilizou ou diminuiu. Em seguida a gestão/administração pergunta: "Muito bem, o Lean está feito. Qual é o próximo?" Isto é um “projecto lean de produção” que pode levar a ganhos de curto-prazo mas sem transformação.

E o que implica uma Transformação Lean? Ao olhar para o TPS vemos que os dois pilares nos quais está sustentado são fáceis de identificar:
1. Melhoria Contínua
a. Parte da cultura e expectativas
b. Por todos, todos os dias
c. Em todos os departamentos, de cima para baixo
d. A gestão/administração vai ao Gemba para ver o trabalho que está sendo feito
2. Respeito pelas Pessoas
a. A gestão/administração faz perguntas como uma forma de orientação para que os trabalhadores decidam por si mesmos o que é melhor.
b. Cada trabalhador é único e deve ser tratado com respeito e auxiliado pela administração para cumprir suas capacidades e sonhos.
c. A comunicação para todos sobre as metas, planos e resultados da empresa garante que todos estão na mesma ‘página’.

Estes dois pilares são verdadeiros para o Lean também. Muitos praticantes Lean podem não entender que o pilar "Respeito pelas Pessoas" é a base do restante - confiança, motivação, melhoria contínua e excelente desempenho.

É um grande passo adoptar uma estratégia Lean como o Lean Management para toda a empresa, mas é importante que todos tenham as mesmas metas e expectativas, ou seja, um idioma. Por exemplo, a gestão/administração deve assumir a missão de ensinar os princípios e ferramentas Lean e frequentemente inspeccionar/auditar tanto a melhoria contínua quanto o respeito quotidiano pelas pessoas! Só assim todos saberão que é importante.

Há quatro perguntas simples sobre uma transformação Lean que pode fazer a si mesmo e ver se a sua empresa está numa Transformação Lean ou apenas a fazer um projecto de produção Lean:
1. Todos na empresa compreendem que este é um compromisso de longo-prazo?
2. A empresa tem um sistema de gestão Lean que define estas expectativas e que as vive diariamente? (A pesquisa identifica isto como uma prática recomendada para empresas que estão na jornada Lean há já 20 a 30 anos.)
3. A gestão/administração tem trabalho padrão? (Sim, isto inclui a alta gestão, marketing, engenharia, compras, qualidade e todos os demais departamentos.)
4. A empresa está/vive atenta às necessidades do cliente hoje e amanhã? Por exemplo, a empresa está disposta a mudar o que funciona hoje para o que vai funcionar amanhã?

Pode congratular-se por responder quatro vezes SIM?
Lembre-se que o hoje é o amanhã sobre o qual se preocupou ontem e que que “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje” – Dale Carnegie, por isso aceite o desafio.

Start, Go, Walk, Run, Drive... LEAN

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